Palestrantes

Profª. Drª. Ana Hoffmann
Professora do Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).


Prof. Dr. Agnaldo Farias
Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP, curador da 29ª Bienal de São Paulo com Moacir dos Anjos.


Diogo Gomes
Em 1982 filmou em Super 8mm sua viagem “clandestina” a Cuba. A partir de 1985, no Cineclube Bixiga, ministrou a primeira Oficina de Vídeo Produção. Presidiu a Federação Paulista e o Conselho Nacional de Cineclubes. Criou e editou o jornal Tablóide “Imagemovimento”. É um dos fundadores e foi presidente do Centro Cineclubista de São Paulo e edita a revista CineclubeBrasil. Tem mais de 30 filmes e vídeos realizados, coordenou o Circuito Popular de Cinema e ainda presta Assessoria de Cinema e Vídeo para várias instituições públicas e privadas.
De 1995 a 1999, criou e coordenou o Núcleo de Estudos, Produção e Difusão de Cinema e Vídeo Ethos, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, onde também criou o Pólo de Produção Cinematográfica, a Cinemateca Jofre Soares e o Festival de Vídeo do Minuto daquela cidade.
De 2000 a 2006, foi Assessor de Fotografia, Cinema e Vídeo do Departamento Cultural da Prefeitura Municipal de Diadema. Nessa cidade foi um dos fundadores da AVD – Associação de Artes de Diadema, onde coordenou  o Núcleo de Cinema e Vídeo COM-OLHAR.


Elloar Guazzelli 
É ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação e wap designer. Licenciado em Educação Artística e Bacharel em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2009). Reside em São Paulo, Brasil. Foi premiado nos Festivais de Cinema de Havana, Gramado, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Brasília. Obteve premiações também nos Salões de Humor de Porto Alegre, Cintra, Piracicaba, Teheran, Tókio, Teresina, Santos e nas Bienais de Quadrinhos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Excellent Prize no 23 Yomiury International Cartoon Contest de Tóquio.
Grande Vencedor do III Concurso Folha de Ilustração e Humor (2006).
Participou de exposições e mostras na Argentina, Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão,Portugal, Porto Rico, Turquia e Uruguai.
Publicou nas revistas Animal, Amanhã, Aplauso, Bundas, Dundum, Graffitti, Kid+, Kamikaze, Mil Perigos, Le Monde Diplomatique, Piauí, Ragu, Vip (Brasil), Lápiz Japones, Fierro (Argentina ), Iparatea e Ojo Clínico ( Espanha ). O livro El Arroyo (Editora Mediavaca, Valencia) foi editado na Espanha e França.
Atualmente faz direção de Arte para o longa-metragem em Animação Fuga em Ré para Kraunus e Pletskaya e faz ilustrações para a Revista São Paulo (Folha de São Paulo).


Fabiana Bueno de Castro
Formada em educação musical pelo instituto de artes da Unesp e em dança contemporânea pela Escola Livre de Dança de Santo André. Seus trabalhos estão focados na hibridização das artes, sua busca é criar intersecções entre a dança e outras formas de arte: áudio-visual, literatura, teatro e performance.


Felipe Chaimovich
Felipe Chaimovich é Curador do MAM-SP, Doutor em Filosofia pela USP, Professor Titular Pleno da FAAP. Foi curador do “29º Panorama da Arte Brasileira” (MAM-SP, 2005), de “Ecológica” (MAM-SP, 2010) e do Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera (2010). É autor de Iran do Espírito Santo (São Paulo: Cosac  e Naify, 2000), "Objects or Reflexion: Brazilian cultural situation", em On Cultural Influence (Nova York: Apexart, 2006), “Greenberg after Oiticica”, em The State of Art Criticism (Nova York: Routledge, 2007) e “Mirrors of society: Versailles and the use of flat reflected images”, Visual Resources, vol. 24, #4 (Routledge, 2008).


Prof. Dr. Francisco Machado
Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado, professor adjunto do Departamento de Filosofia da UNIFESP. Doutorado em Filosofia pela Universidade de Munique, Alemanha. Tem dois livros publicados sobre Walter Benjamin.


Gal Martins
Gal Martins é Diretora Artística - Cia Sansacroma e Vice-presidente - Cooperativa Paulista de Dança.


Prof. Dr. Henry Burnett
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia
EFLCH/Unifesp/Campus Guarulhos

José Fernando de Azevedo
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é professor doutor da Escola de Arte Dramática da ECA/USP e Diretor e dramaturgo do grupo teatral Teatro de Narradores. Tem experiência na área de Filosofia e Teatro. Dedica-se a pesquisa teatral.


Luis Fernando Marques (Lubi) 
É formado em Audiovisual pela UMESP, estudou na Escola de Arte Dramática da USP. Desde 2001, integra o Grupo XIX de Teatro é diretor e co-criador de todos os espetáculos do grupo: Hysteria, Hygiene, Arrufos e Marcha para Zenturo. Fora do XIX criou e dirigiu as peças: "Negrinha"; "Dias Raros" do Teatro da Travessia, “Festa de Separação: um documentário cênico”  e “Dizer e não pedir segredo” do Tearo Kunyn  Desde de 2008 é orientador do Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Nirvana Marinho
Artista da dança e gestora cultural. Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC, SP, 2006) e gestora cultural do Acervo Mariposa (desde 2006).


Paula Braga
Paula Braga é pós-doutoranda no Instituto de Artes da UNICAMP, onde atualmente ministra a matéria de graduação "Tópicos Especiais em Arte Contemporânea". É  doutora em Filosofia da Arte pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e mestre em História da Arte pela University of Illinois, Estados Unidos, onde também obteve o título de Bacharel em Pintura. Sua área principal de pesquisa é a obra de Hélio Oiticica, sobre a qual vem publicando artigos em periódicos como Third Text (Londres), Ramona (Buenos Aires), Concinnitas (Rio de Janeiro) e catálogos de exposição como  “Hélio Oiticica: Museu é o Mundo" (ItaúCultural, 2010) e "After Utopia: a view on Brazilian Contemporary Art" (Centro per l'arte contemporanea Luigi Pecci, Italia). Organizou a primeira coletânea de artigos sobre a obra de Hélio Oiticica, "Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica", publicada pela Editora Perspectiva em 2008. Na área de curadoria, tem desenvolvido projetos para galerias como Silêncio (Zipper Galeria, 2010) e Metafísica do Belo (Galeria Nara Roesler, 2009) e acompanhado a produção de jovens artistas brasileiros.


Prof. Dr. Pedro Fiori Arantes
É arquiteto e urbanista, doutor pela FAU-USP e professor do Departamento de História da Arte da Unifesp. Autor do livro "Arquitetura Nova" (São Paulo, Editora 34, 2002) e organizador de "Arquitetura e trabalho livre" (São Paulo, Cosac Naify, 2006), entre outras publicações sobre arquitetura contemporânea e políticas urbanas. É membro do coletivo USINA e a assessora movimentos de sem-teto e sem-terra na construção de moradias populares nas cidades e em assentamentos de reforma agrária.


Prof. Dr. Pedro de Niemeyer Cesarino
É graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo, possui mestrado e doutorado em antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/ UFRJ. Trabalha com os Marubo do Vale do Javari (AM), sobre os quais defendeu tese de doutorado. Tem experiência na área de etnologia indígena, com ênfase em estudos sobre xamanismo, cosmologia, tradução, etnopoética e antropologia da arte. Realizou um pós-doutorado Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (2008-2010). Atualmente, é Professor-Adjunto de Antropologia da Arte do curso de História da Arte da UNIFESP (Guarulhos).


Roberto Alvim
É autor de 18 peças até o momento. Sua obra já foi traduzida para o italiano, francês, espanhol e grego e há publicações teóricas sobre o seu trabalho no Brasil. Foi Professor de História do Teatro e Literatura Dramática no curso profissionalizante da CAL (RJ) de 2000 a 2004, exerceu a função de Diretor Artístico da Sala Paraíso – Teatro Carlos Gomes (RJ), onde criou o projeto NOVA DRAMATURGIA BRASILEIRA. Em janeiro de 2006, mudou-se para São Paulo e fundou com a atriz Juliana Galdino a companhia CLUB NOIR, onde leciona Dramaturgia e Interpretação.


Profª. Drª. Virgínia Gil
É professora das disciplinas História da Fotografia e Arte e Fotografia do Departamento de História da Arte da UNIFESP. Coordenadora dos Grupos de Pesquisa: Arte e Política no Brasil; Filme de Artista; Fotografia e Mitos de Origem. Atua como crítica de arte e curadora independente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário